RSS

Deixe o carro em casa hoje!

22 set

Hoje dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial sem carro.

O movimento  começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo. É, acima de tudo um dia para se refletir sobre o impacto do gigantesco volume de carros que circulam no mundo todo e suas consequências.

O carro, tão comumente associado a independência e comodidade, tornou-se um problema urbano. Várias cidades têm problemas de tráfego, fazendo com que as pessoas passem cada vez mais tempo em trânsito. Carros ainda são um dos maiores fatores de poluição:

Os carros e outros veículos liberam diferentes poluentes atmosféricos, como monóxido de carbono, dióxido de azoto, partículas ultrafinas e compostos orgânicos voláteis que podem ter efeitos negativos não apenas sobre o meio ambiente, mas também sobre a saúde humana. (Fonte)

Ruas cheias, tráfego lento, rotina corrida. Como consequência, aumento de stress, insatisfação e agressividade. Não há mais dúvidas: os veículos automotores não estão mais nos entregando a promessa de felicidade e boa vida que pensamos ter adquirido.

Então, no dia de hoje, podemos também refletir sobre as possibilidades de locomoção mais sustentável, como alternativa a esse quadro que já se revela, há muito, falido e sem perspectiva.

E aqui em BH o movimento promete ser muito animado. Está previsto inclusive uma pedalada, onde são esperados mais de 200 ciclistas. A concerntração está marcada para as 18h na Praça da Liberdade.

Vá de bicicleta, de metrô, de skate, vá de ônibus, vá a pé e comemore o dia mundial sem carro!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 22 de setembro de 2011 em Comemore, Datas especiais, Eventos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s